A Sonae MC lança a sua plataforma de Retail Media: Endless

Programmatic Portugal

O Programmatic Portugal marcou presença no evento de lançamento da plataforma de Retail Media da Sonae MC, a Endless, com uma assistência composta pelos principais agentes do mercado, agências, anunciantes e publishers.

José Fortunato, Administrador MC, abriu o evento com as considerações sobre o razão deste movimento de um dos principais players do mercado português. Nas suas palavras: “Somos líderes no mercado português, e acreditamos na variedade de escolha que damos aos nossos clientes. Acreditamos muito num mundo de marcas, e as nossas lojas são o palco dessas marcas e dessa variedade.
As ferramentas ao dispor dos marketeers evoluíram muito. O meu apelo hoje é que utilizem cada vez mais os dados para a análise do mercado. E nós, com a nossa tecnologia, temos muitos e valiosos dados, com uma capacidade de segmentação sem paralelo.”

De seguida, foi a vez de Carlos Paulo, Head of Retail Media da MC, que apresenta “a terceira grande onda da publicidade digital“. Feito o enquadramento, seguiu-se uma explicação do que é Retail Media para o grupo:
”O RetailMedia pode ser definido como uma plataforma de publicidade, detida ou patrocinada por um retalhista, que alavanca diferentes ativos – como as lojas físicas ou as plataformas online, mas também o conhecimento profundo e quantificável dos clientes (data) – para criar estratégias de comunicação ajustáveis aos diferentes objetivos das marcas, de forma segmentada, personalizada e mensurável nos diferentes touchpoints da jornada de compra do consumidor.”

Seguiu-se uma conversa entre Inês Cruz da Silva, Head of Sales Endless e Luís Ribeiro, Head of e-commerce para Portugal e Espanha do Grupo L’Oreal, partilharam o palco para explicar como as marcas podem tirar partido da terceira onda do digital.

Nas palavras de Luis Ribeiro: “Temos sempre de ter um planeamento bem delineado, isso é fundamental no arranque. Há muitos dados, há muita tecnologia, e a análise é essencial.
Tendo informação em tempo real, é natural que as marcas queiram ser muito incisivas na implementação das campanhas de retail media”

Logo após chegou o momento da grande revelação da marca ENDLESS, por Rodrigo Barros Rodrigues, Non Excutive founder e Head da ADYANT BRAND CONSULTANTS, que apresenta a nova marca:
“A nossa proposta é a eficácia no setor publicitário, que se reflete num comportamento real do público.
A endless é uma marca B2B que está totalmente preparada para fundar uma nova categoria. Completamente virada para o futuro.
Passamos do zero para um entendimento a 100%: entendimento dos dados, entendimento do consumidor.
A endless demonstra o potencial infinito que existe ao serviço das marcas. O que se pode fazer com os dados e com o conhecimento em tempo real é efetivamente interminável.”

Ana Eduarda Cardoso, Head of Strategy and Product, e Inês Cruz da Silva, Head of Sales da MC, apresentaram as soluções únicas que potenciam o impacto das marcas.
Nas palavras de Ana Cardoso: “através da nossa tecnologia vai poder aceder a capacidade de segmentação sem paralelo, validar o valor dos seus esforços de marketing de forma fácil e acessível, nos vários pontos de contacto das jornadas do consumidor”

Seguiu-se um breve momento de networking no final do evento, com muitos comentários de parabéns ao Grupo Sonae e à equipa Endless pela organização do mesmo.