Chegou a Endless, a nova unidade de negócio da MC e a primeira marca de Retail Media portuguesa, que vai proporcionar às marcas a capacidade de “comunicarem com as audiências certas nos vários momentos da jornada de compra”. A novidade foi dada a conhecer esta quarta-feira, 26 de junho, a um grupo de anunciantes e agências de meios que se reuniram no Continente Bom Dia do Largo do Rato, em Lisboa.
O Retail Media pode ser definido como uma plataforma de publicidade, detida ou patrocinada por um retalhista, que alavanca diferentes ativos, como as lojas físicas ou plataformas online, mas também o conhecimento profundo e quantificável dos clientes (data), para criar estratégias de comunicação ajustáveis aos diferentes objetivos das marcas, de forma segmentada, personalizada e mensurável nos diferentes touchpoints da jornada de compra do consumidor. “Mais canais (loja física ou online) permitem retirar dados do consumidor e abrem novos caminhos de comunicação”, afirmou o Head of Retail Media da MC, Carlos Paulo. “Esperemos que o Retail Media continue a ter o impacto que tem, em Portugal”, disse. E acrescentou: “Recolhemos tanta informação dos clientes que temos obrigação de lhes darmos aquilo que mais procuram e precisam”.
Além dos benefícios para as marcas, o Retail Media contribui para uma experiência mais relevante aos seus consumidores, oferecendo uma comunicação ajustada aos seus comportamentos e preferências de compra.
“Acreditamos que o Retail Media vai acrescentar valor a todo o ecossistema de meios. Esta nova tendência vai permitir que as marcas comuniquem de forma mais eficaz com os seus públicos-alvo, ao mesmo tempo que oferece uma maior profundidade de informação acerca dos resultados das suas campanhas, incluindo, por exemplo, impacto em vendas nas lojas físicas e no canal online”, adiantou.
A Head of Product and Strategy da plataforma, Ana Cardoso, deixou, por sua vez, o apelo: “Queremos que as marcas se juntem à Endless e ajudem a proporcionar uma viagem super relevante para os consumidores”.
O evento contou ainda com a participação do Administrador da MC, José Fortunato, o Head of E-commerce para Portugal e Espanha do Grupo L’Óreal, Luís Ribeiro, e a Head of Sales Endless, Inês Cruz da Silva. A apresentação da marca Endless foi feita pelo Non-Excutive Founder e Head of Adyant Consulting, Rodrigo Rodrigues.
João Bernardo