A MC Sonae aposta no Retail Media

Briefing Online

A MC Sonae já usa Retail Media nas suas estratégias de comunicação. O Head of Retail Media da retalhista, Carlos Paulo, afirma que são os “pioneiros” na sua implementação em Portugal.

O Retail Media pode ser definido como uma plataforma de publicidade, detida ou patrocinada por um retalhista, que “alavanca” diferentes ativos, desde lojas físicas e canais online até ao conhecimento dos seus clientes, para criar estratégias de comunicação segmentadas, personalizadas e mensuráveis nos diferentes touchpoints das jornadas de compra do consumidor e ajustáveis aos diferentes objetivos das marcas.

Este é um conceito que, universalmente, não é novo, mas que vê agora a sua implementação em Portugal por conta da MC Sonae. “Somos pioneiros neste processo”, diz o Head of Retail Media, Carlos Paulo.

Na prática, existem quatro vertentes diferentes de Retail Media, que são eles: os marketplaces, o retalho alimentar, o retalho especializado e os intermediários.

Mas como é que isto funciona? A partir de três ativos que a MC Sonae possui: dados, mensurabilidade e pesquisa. Um exemplo que ajuda a perceber são as navegações e compras efetuadas na loja online, bem como espaços físicos, efetuadas pelo cliente, recorrendo a um Cartão Continente no momento da transação. Com estas informações, é possível segmentar a publicidade e alargar as vendas. Posto isto, a MC Sonae viu uma janela de oportunidade para o Retail Media, acreditando tratar-se de uma plataforma que traz vantagens não apenas para os retalhistas como também para as marcas que veem neste método de publicidade uma forma de adquirirem maior visibilidade e alcançarem um maior número de vendas.

Numa primeira fase, a visão de produto terá como foco os ativos da MC Sonae e os seus canais: o Continente online, que recebe aproximadamente 4.3 milhões de visitas por mês; a app do Cartão Continente, com mais de 1.5 milhões de utilizadores por mês; e as lojas Continente que recebem mais de 4.8 milhões de visitantes por mês. Posteriormente, o plano é construir uma solução que permita às marcas “alavancar” o conhecimento que a MC Sonae obtém do consumidor nos mais variados touchpoints da jornada de compra.

Terça-feira, 04 Junho 2024 12:40