No dia 25 de junho teve lugar o sunset de celebração da Endless, a marca de Retail Media da MC. Depois de 12 meses, chegou o dia de projetar os desejos para o próximo ano.
Criada em 2024, a Endless é o operador de retail media com um surgimento pioneiro no mercado português. Com a oferta de soluções que entregam ferramentas mais robustas para a tomada de decisão sobre investimento publicitário, esta foi a plataforma que permitiu à MC providenciar o seu conhecimento sobre o comportamento real dos consumidores, ajudando as marcas a posicionar-se no mercado de forma mais informada. “Preparado para explorar a informação do comportamento dos seus consumidores para alcançar os seus objetivos de marketing?” – foi com este mote que, ao longo dos últimos 12 meses, a marca tem desenvolvido todo o seu trabalho.
Se antes existiam decisões sobre investimento publicitário que, muitas vezes, poderiam ser tomadas sem identificação da compra real e sustentadas com previsões de compra e retorno esperado, esta ferramenta de retail media veio revolucionar o setor, com dados e soluções concretas. No passado dia 25 de junho, em Lisboa, foi altura de reunir equipa e parceiros para celebrar o primeiro aniversário.
“O retail media pode ser definido como uma plataforma publicitária que, no fundo, alavanca os ativos que o retalhista tem e que podem ser muito úteis para a marca. Desde logo, os canais de comunicação com os consumidores, mas também o conhecimento que os retalhistas têm acerca do comportamento de compra dos consumidores. E, portanto, retail media acaba por englobar todas estas vertentes – todos estes ângulos e estes canais -, para disponibilizar às marcas soluções que lhes permitam comunicar mais eficientemente com os consumidores”, começa por explicar Carlos Paulo, Managing Director da Endless.
O Diretor aproveita a data especial para descomplicar o conceito e dar a conhecer um pouco melhor no que consiste a marca: “Eu chamar-lhe-ia um conjunto de soluções, que tiram partido dos ativos que a MC tem, desde o Cartão Continente, Continente Online as próprias lojas da marca”, começa por explicar, acrescentando: “estas soluções articulam e orquestram todos os canais e conhecimento, que temos, no caso concreto da MC, acerca do comportamento dos consumidores”.
No caso do Cartão Continente, Carlos Paulo partilhou que o mesmo chega a 85% das famílias em Portugal e está presente na maioria das transações que ocorrem, tanto no próprio Continente, como na Wells ou em tantas outras marcas associadas. “O cartão disponibiliza uma profundidade de informação significativa que disponibilizamos às marcas, para que estas possam segmentar campanhas e atingir de forma mais eficiente e eficaz os consumidores. Ao mesmo tempo, damos visibilidade às marcas sobre o impacto que estas estratégias têm em termos de vendas efetivas nos nossos canais”, esclarece.
Embora o projeto tivesse sido lançado há precisamente um ano, já tinha começado cerca de seis meses antes. Desde o lançamento, o balanço é, nas palavras do responsável, bastante positivo, com uma aceleração significativa do negócio, uma adesão muito forte por parte de marcas e parcerias com agências de meios.
“O essencial do potencial do retail media, e que já começamos a registar em alguns casos, ocorre quando as marcas conseguem fazer uma utilização dos nossos dados para influenciar os consumidores com estratégias de médio-prazo. E, alavancando na capacidade que temos de medir vendas, conseguir começar a testar que tipo de mensagens é que funciona melhor com diferentes públicos, que diferentes segmentos é que utilizam os diferentes canais de compra, etc. A partir do momento em que conseguimos construir as segmentações e fazemos uma campanha para captar clientes, conseguimos dar às marcas visibilidade desse impacto em vendas, chegamos a um ponto em que conseguimos avaliar o lifetime value dos clientes. Conseguimos conceber estratégias que vivem no tempo e, em função do diferente estágio da relação que os clientes têm com a Endless, dar às marcas a possibilidade de operar estratégias para esses diferentes estágios”, reforçou Carlos Paulo, não deixando de reforçar que este não pode ser um trabalho de curto-prazo. Para atingir os objetivos desejados, é preciso que seja algo prolongado no tempo. Ao fim destes 12 meses, alguns desses exemplos começam já a surgir.
Porque o mundo do retalho é, também ele, um mundo em constante evolução, a tarde foi passada a celebrar o passado e o presente, mas sempre de olhos postos no futuro. Na hora de soprar as velas, que desejos ficam para mais um ano de vida? A resposta é, para o Diretor da Endless, imediata: “A nossa grande aspiração é conseguir com muitas marcas o que já está a acontecer com algumas: que sejamos uma componente cada vez mais presente na sua estratégia de meios”.